CAMPEÃ INVICTA DO 7º TORNEIO METROPOLITANO POR EQUIPES - 2010

LIGA GAÚCHA DE FUTEBOL DE MESA



domingo, 31 de outubro de 2010

2º DIVISÃO DA LIGA VIAMONENSE

Será realizado neste sábado do dia 06/11/2010 a 2º Divisão de futebol de mesa organizado pela Liga Viamonense. A competição será realizada no Centro de Cultura Carlos Pinto Menett, na Av. dos Açores, bairro Tarumã, próximo ao Lago Tarumã; o horário de chegada dos botonistas será às 13:30 para o credenciamento e pagamento da inscrição no valor de R$ 5,00.
Essa competição promete grandes emoções, há previsão de um grande número de participantes logo que, estão surgindo cada vez mais adeptos ao esporte em Viamão e botonistas antigos continuam aparecendo e voltando a ativa. Os botonistas participantes estarão disputando uma das 4 vagas para entrar na elite do futebol de mesa viamonense no ano de 2011.
Maiores informações: Rodrigo "Padre" (96956596), Mauricio "Manga" (99358738) ou Alex Gordano (84171717).

domingo, 24 de outubro de 2010

LEFUME É A CAMPEÃ DO XIV ESTADUAL POR EQUIPES

Liga Esteiense de Futebol de Mesa
Campeã Estadual por Equipes em 2010.
Fernando, Romancine, Julio Costa, Sherer, Eduardo Orci
Daiam, Thiago Bressani, Ricardo Bernardes, Rafael Lebouti e Pinga.

Bazar Mimo
Equipe Vice-Campeã
Quinhos, Carlos "Buda", Chico Bento, Guilherme
Everson "Caverna", Júnior, Edu "Caxias" e Felipe.

AWLFM
Equipe 3ª colocada.
Vinicius Bueno, Nilmar, Clademir, Lídio, Eduardo "Mônica"
Clóvis, Roberto Moreira e Márcio "Mudo".


Sociedade Polônia
Equipe 4ª colocada.
Lauro, Alexandre, Josias, Ricardo Bodur, Elói, Juliano, Adalberto "Zecão" e
Riegel.


Clóvis Pavão é o novo Presidente eleito para presidir a Liga Gaúcha de Futebol de Mesa no biênio 2011/2012.


Equipe da Liga Viamonense
Pedrinho, Rodrigo "Padre", Leandro, Pedro Henrique
Patrick e Joubert.


A Liga Viamonense tendo alguns desfalques importantes como Mauricio "Manga", Alex Gordano e Leonardo "Cabrito" terminou em 5º lugar na classificação geral do Estadual à 2 pontos da equipe 4ª colocada. Fica aqui o agradecimento especial aos 7 botonistas que deram o seu máximo para representar a cidade de Viamão levando a bandeira da nossa Liga na competição mais importante por Equipes da Regra Gaúcha.


Premiação da competição.


Everson Pinto, mais conhecido como Caverna faz seu último discurso como Presidente da Liga Gaúcha tendo seu mandato encerrado ao final deste ano.
A Liga Viamonense reconhece todo o esforço do atual Presidente para o bom andamento da Liga Gaúcha nesses dois anos de mandato, não é fácil assumir um compromisso dessa grandeza e acredito que dentro dos recursos disponíveis foi feito o melhor para o crescimento da nossa regra. Não podemos deixar, também, de agradecer ao botonista Daiam Oliveira e sua esposa Carla que auxiliaram diretamente no bom andamento de todas as competições da Liga Gaúcha desde à Presidência de Elói Marques.







sexta-feira, 22 de outubro de 2010

XIV ESTADUAL POR EQUIPES

Será realizado neste sábado o XIV Estadual por equipes da regra gaúcha organizado pela Liga Gaúcha de Futebol de Mesa. A competição será sediada pela equipe da AWLFM localizada no SEST/SENAT em Porto Alegre, serão ao todo 9 equipes jogando todas entre si na disputa do título mais importante por equipes da regra gaúcha.
As equipes inscritas são as seguintes: Liga Viamonense, AWLFM, LEFUME, Bazar Mimo, Charqueadas, Polônia, Zona Sul, GNU e Novo Hamburgo.
A Liga Viamonense, atual campeã Metropolitana, terá a sua equipe composta por 7 botonistas: Rodrigo "Padre" (Capitão), Pedrinho, Pedro Henrique, Patrick, Leandro, Elisandro e Jobert.
Fica a torcida pelos nossos botonistas, para que façam uma boa campanha e quem sabe tragam mais um título para Viamão.

domingo, 17 de outubro de 2010

SURGE UM NOVO CAMPEÃO ESTADUAL INDIVIDUAL

Felipe Marranghello é o mais novo campeão Estadual Individual da Regra Gaúcha.
Ricardo Bodur é o vice-campeão.

Guilherme fica com o 3º lugar.


Edu "Caxias" termina em 4º lugar.



Os oito melhores botonistas do Estadual/2010:
Roberto Moreira(AWLFM), Mário (Z. Sul), Ricardo Bodur(Polônia), Guilherme (Mimo), Felipe Marranghello (Mimo), Quinhos (Mimo), Eduardo "Mônica" (AWLFM) e Edu "Caxias" (Mimo).

Premiação do Estadual.


SEST/SENAT



Patrick, botonista da Liga Viamonense enfrentando Eduardo "Mônica" na 1º fase do mata-mata.
Patrick 0 x 1 Eduardo

Leonardo "Cabrito", botonista de Viamão disputando uma vaga para às oitavas com Felipe Marranghello.
Cabrito 1 x 1 Felipe (Felipe jogou pelo empate)


Pedrinho, representante da Liga Viamonense.


Alex "Gordano", botonista da Liga Viamonense disputando uma vaga para às oitavas com botonista de Charqueadas que jogava pelo empate, a partida fica empatada em 1x1.


Foi realizado neste sábado do dia 16/10/2010 no SEST/SENAT em Porto Alegre a XIV edição do Estadual Individual da regra gaúcha organizado pela Liga Gaúcha de Futebol de Mesa, a competição que reuniu os 64 melhores botonistas em 2010 representando 9 núcleos distintos espalhados pelo Estado e região metropolitana: Liga Viamonense, Mimo, Zona Sul, AWLFM, Charqueadas, GNU, Polônia, Novo Hamburgo e LEFUME.
A cidade de Viamão foi representada por 5 botonistas: Leonardo "Cabrito", Mauricio "Manga", Alex "Gordano", Patrick e Pedrinho; apenas Manga não obteve a classificação para a segunda fase da competição. Infelizmente os demais botonistas viamonenses classificados não conseguiram passar da primeira fase dos mata-matas, pois jogaram contra adversários que tinham a vantagem do empate sendo fator decisivo na classificação.
Um dos destaques da primeira fase foi o botonista Edu "Caxias" que com uma excelente campanha jogou todas as fases das eliminatórias com a vantagem do empate parando apenas na semifinal ao ser derrotado por Felipe pelo placar de 1x0.


SEMIFINAIS
Felipe 1 x 0 Edu "Caxias"
Ricardo Bodur(*) 0 x 0 Guilherme (* Vantagem do empate)
GRANDE FINAL
A final do Estadual foi disputada entre Ricardo Bodur, botonista representante da Sociedade Polônia já tendo em sua galeria um título Estadual Sênior; e Felipe Marranghello (Mimo) botonista multicampeão conquistando recentemente a Copa Mimo partindo em busca de um título inédito que ainda falta um sua coleção.
Como não poderia ser diferente foi uma final a nível de Estadual, Felipe procurando mais o jogo no ataque, pois sabia da qualidade do seu adversário nas cobranças de pênaltis, temendo uma possível decisão nas cobranças de bola parada. Mesmo com muita pressão do seu adversário, Bodur parecia calmo jogando muito bem na defesa. Na segunda etapa da partida ao tentar uma cavada no campo de ataque do adversário Bodur comete mão, mas Felipe não aproveita e erra o passe para o chute à gol, já no final do jogo Felipe aproveitou muito bem um lateral cedido construindo a jogada que culminou no gol do título.
Ao som do cronômetro Felipe se torna o Campeão Estadual/2010, visivelmente comovido com a sua grande conquista o botonista vai às lágrimas ao ser cumprimentado pelos amigos que ali estavam prestigiando a partida.
Felipe, a Liga Viamonense te barabeniza por esse título inédito!!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

XIV ESTADUAL INDIVIDUAL DA LIGA GAÚCHA

Será realizado neste sábado, dia 16/10/2010, a competição mais importante de futebol de mesa da Regra Gaúcha, o Campeonato Estadual Individual organizado pela Liga Gaúcha de Futebol de Mesa. O evento será sediado novamente pela associação botonística AWLFM localizada no SEST/SENAT em Porto Alegre.
Esta competição costuma reunir os melhores botonistas de suas respectivas associações espalhadas pelo Estado (Viamão, Porto Alegre, Santa Maria, Charqueadas, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo) totalizando 64 participantes em busca do tão sonhado título gaúcho. A Liga Viamonense já fez bonito nesta competição, onde o botonista Leonardo "Cabrito" chegou em 3º lugar em 2008 e Rodrigo "Padre" em 4º lugar em 2009 e agora ficará a torcida pelos 4 representantes do certame viamonense: Maurício "Manga", Pedro L. Viegas, Pedro Henrique, Patrick e Alex "Gordano"; Leonardo "Cabrito", também morador de Viamão participará da competição.

domingo, 10 de outubro de 2010

Vamos acabar com o Fut. Mesa?

Sempre que temos oportunidade de procuramos saber porque o nosso futebol de mesa não tem a renovação de seus adeptos. Se tem, ela é bastante lenta e quase não percebemos. Todos são unânimes em dizer que a criançada de hoje prefere os games eletrônicos, etc e tal... Aí vem a pergunta: E o que estamos fazendo para, pelo menos, manter aqueles que estão em atividade? Será que estamos encorajando esses baluartes a permancerem jogando botão? Ou com nossas atitudes estamos criando neles o desejo de parar? Afinal convenhamos que deixamos família e os nossos afazeres, mas sempre estamos dispostos a participar. E nem sempre voltamos para casa satisfeitos. Não por não termos conquistado títulos, mas, na maioria das vezes, pelas atitudes de nossos colegas. Lendo um artigo no livro do botonista Marcelo Minuzi, fiquei preocupado e propenso a refletir o que este diz sobre o futuro, ou melhor o fim do nosso esporte. Será que o futebol de mesa têm a tendência de levar os seus adeptos ao egocêntrismo? Ou é uma maneira de fazer amizades? De agora em diante, passarei a me perguntar se o jogador de botão tem tendências ao egocentrismo. A não ser que eu tenha interpretado de forma diferente, o Marcelo comenta sobre o uso da primeira pessoa do singular em detrimento do nós. Eu sempre vejo as pessoas vibrando com suas vitórias e acho isso muito natural. Ocorre que não vejo alguém apoiando um colega quando este fica chateado e triste por ter sido precocemente eliminado de uma competição. Nós temos o defeito de sempre contar as nossas façanhas sem ouvir aquilo que o nosso interlocutor gostaria de dizer. Eu, por exemplo, já vi gente chorando por não ter conseguido passar para a fase seguinte de um certame que estava participando. Só não vi alguém se aproximar dessa pessoa para lhe dar um apoio, algumas palavras de incentivo. Ao contrário, só escutei comentários jocosos. O meu time sempre é o melhor, o mais caro e o que mais desliza sobre as mesas, porém nunca informo onde e como o conseguí; não digo o que utilizo nos meus botões para que deslizem mais do que os do meu adversário. Minha ficha não gruda nos meus botões, mas não quero que o meu concorrente tenha uma igual. Muitos chegam a inventar materiais que não existem; informam ângulo de seus botões de forma propositadamente equivocada, etc e tal... há até aqueles que gostam de ensinar ao seu colega, porém esse não pode mostrar progresso que logo ganha um rival. Mas nada está perdido. Felizmente toda regra tem suas exceções e com o nosso futebol de mesa não poderia ser diferente. Há o jogador de botão e há o botonista. Tenho a esperança que, graças a este último, o nosso esporte jamais acabará. Precisamos apenas colaborar na formação de verdadeiros desportistas. Aqueles que vibram, que choram, mas que também comungam na primeira pessoa do plural. E você aí, do outro lado da tela, o que tem feito para difundir o nosso esporte? Sempre procure no esporte a amizade dos seus colegas e não a rivalidade, pois são poucos que conseguem separar esses sentimentos.
Texto de Zé Edson, reeditado por Rodrigo "Padre", retirado do site www.futmesabrasil.blogspot.com

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Rebanho Urbano

Maior exposição mundial de arte humana apresenta diversas artes e dentre estas esculturas tem uma que se destaca, pois é uma escultura de vaca com 7 mil botões de futebol de mesa.
Os botões para confecção dessa obra forão vendidos pelo Sr. Domênico, proprietário do Bazar Mimo (referência na venda de artigos de futebol de mesa em Porto Alegre).

domingo, 3 de outubro de 2010

A LIBERTADORES FICA EM VIAMÃO!!!

PEDRO HENRIQUE (D) É CAMPEÃO DA LIBERTADORES DA AMÉRICA EM VIAMÃO.

MAURICIO "MANGA" (E) É O VICE-CAMPEÃO.



PEDRINHO (D) TERMINA EM 3º LUGAR.


ELISANDRO (D) É O CAMPEÃO DA SUL-AMERICANA "SÉRIE PRATA" DA COMPETIÇÃO.



MICHEL (E) É O VICE-CAMPEÃO DA SUL-AMERICANA.





ALEX GORDANO (E) FICA EM 3º LUGAR.





LEONARDO "CABRITO" (E) TERMINA EM 4º LUGAR.


Final da Copa Sul-Americana.
Elisandro e Michel decidiram a Série Prata garantindo que o título da Sul-Americana também ficasse em Viamão.
Elisandro 1 x 0 Michel

Final viamonense na Libertadores, Manga e Pedro decidiram a Série Ouro da competição garantindo a permanência da taça da Libertadores no núcleo botonístico viamonense.
Foi uma final de alto nível, como não poderia ser diferente, pois ambos botonistas estão em grande fase e acostumados à decidir títulos, Pedro abriu o placar no primeiro tempo do jogo, mas ao cometer uma falta na entrada de sua área ainda na primeira etapa cedeu o empate ao Mauricio que com botão caidoso e de bola alta com toda a sua categoria converteu a infração empatando a partida.
A partida termina empatada em 1x1 sendo decidida nos pênaltis, Pedro confirma sua eficiência nas cobranças das penalidades e levanta mais um importante caneco para a sua galeria, parabéns garoto!


Centro de Cultura Carlos Pinto Menett.


A Libertadores da América organizada pela Liga Viamonense foi um sucesso, reunindo 29 botonistas na tarde deste sábado, dia 02/10/2010, para a disputa desta importante competição do certame viamonense que teve a fórmula de disputa idêntica à Libertadores dos gramados.
A competição contou, também, com a presença de botonistas de outros núcleos vindos de Canoas e Porto Alegre que vieram prestigiar o evento: Rigel, Zecão, Josias, Marcus Chagas, Edu "Caxias", Valter e Clóvis Pavão.
Não podemos deixar de agradecer mais uma vez o empenho e dedicação de Mauricio "Manga" e Alex "Gordano" que com muita competência organizaram esse grande evento a ao amigo Alexandre Cardoso que deu o suporte no transporte de algumas mesas para a competição.










COPA PRIMAVERA - AWLFM

Josias foi o grande campeão da Copa Primavera.

Quinhos fica com o Vice.

Pedrinho, botonista da Liga Viamonense, termina em 3º lugar.


Mauricio "Manga", botonista da Liga Viamonense é o Campeão da Série Prata da Copa Primavera.



Os 16 participantes da competição reunidos em uma tarde muito agradável de futebol de mesa.










Sala de jogos da AWLFM
Foi realizada no sábado do dia 25/09/2010 a Copa Primavera, competição organizada pela Associação W. Luis de Futebol de Mesa (AWLFM) tendo como sede o SEST/SENAT em Porto Alegre. A competição contou com a participação de 16 botonistas de diversas associações botonísticas, a Liga Viamonense foi representada pelos botonistas: Rodrigo "Padre", Mauricio "Manga", Pedrinho e Patrick.
Os botonistas foram divididos em 4 grupos de 4 participantes classificando-se os dois melhores de cada grupo para a série ouro e os demais para a série prata da competição. Rodrigo "Padre" e Pedrinho se classificaram para a série ouro, Padre perdeu nos pênaltis para o botonista Josias nas quartas de final e Pedrinho também foi desclassificado pelo mesmo botonista na semi, mas ficou em terceiro lugar ao derrotar Armando na disputa de 3º e 4º lugar. Patrick e Manga foram para a série prata, os botonistas viamonenses já se encontraram logo na primeira partida e Manga levou a melhor vencendo nos pênaltis, passou também por Carlos "Tranqueira" na semi e levantou o caneco da Prata ao derrotar nos pênaltis o botonista Clóvis Pavão.
A grande final da Série Ouro ficou por conta dos botonistas Josias e Quinhos que fizeram uma partida muito estudada e de poucas oportunidades para ambos os lados terminando em 0x0, nos pênaltis Josias levou a melhor e lavantou o caneco da Copa Primavera.
Nós da Liga Viamonense queremos agradecer aos amigos Clóvis e Lídio pela bela organização do evento e pelo convite.







Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Pratico o futebol de Mesa desde 1998, comecei a jogar na regra do passe (Unificada), em 1999 iniciei minha jornada na regra gaúcha. Sou um apaixonado pelo esporte e grande incentivador da modalidade na cidade de Viamão.